Prefeitura divulga programação cultural em comemoração aos 217 anos de Linhares e 100 anos de atividade cacaueira.

No próximo dia 22 de agosto, Linhares comemora 217 anos de história e para celebrar a data, a Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura; Educação; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Segurança Pública e Defesa Social, elaboraram uma série de atividades culturais e esportivas que resgatam a tradição histórica e cultural do município. As atividades tem início no dia 10 de agosto e vão até o dia 28. Neste ano, os eventos comemorativos não serão concentrados no Parque de Exposições da cidade.

Em comemoração dupla, neste ano, serão celebrados os 217 anos de história de Linhares e os 100 Anos das Atividades Cacaueiras no município, com uma programação que resgata as atividades culturais, valorizando o fruto que é o símbolo do Município. Na programação estão confirmados o II Simpósio da Cacauicultura Capixaba; plantio de mudas de cacau; exposição de artes sobre o cacau; lançamento do livro “Cacau: do plantio à colheita”; lançamento do selo comemorativo “100 anos do cacau em Linhares”; premiação do 1º. Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau e apresentação teatral “Cacau & Linhares”.

As comemorações não param por aí. Os eventos culturais e também esportivos estão na programação, sempre na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no Centro da cidade. Entre os dias 10 e 13 de agosto, acontece o Festival Food Tour com os vinte Food Trucks gastronômicos, apresentações musicais e espaço infantil; nos dias 19 e 20, acontece a Virada Cultural de Linhares, com apresentação de artistas de diversos segmentos das 16h às 22 horas; no dia 21 apresentação da Camerata do Sesi, às 19h30min. Na Rua da Conceição, entre os dias 26 e 28 de agosto, a EDP Brasil estará na cidade com o “Energia da Língua Portuguesa sobre rodas”, uma mostra aberta ao público, que contará com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma.

Já a Avenida Governador Lindenberg, também no Centro, recebe no dia 22, feriado, o Desfile cívico com o tema “100 anos de cacau em Linhares”, com apresentação das bandas marciais – Pabline Grobério Nali (Cooperativa Educacional de Linhares), do Marília de Rezende Scarton Coutinho e Olímpio Bezerra, juntamente com as escolas da sede e interior de Linhares, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Faceli, Projetos Meninos da Terra, Associação Pestalozzi e Grupo Afrozumba, que também fará uma apresentação especial no Residencial Jocafe.

No segmento esportivo, no dia 20 acontece a Volta da Lagoa Juparanã, com esportistas saindo às 6h das Três Pontas, dando a volta pela maior lagoa e ponto turístico do município e retornando ao mesmo local de saída às 12h. Ainda na Juparanã, durante o período da Volta, acontecem disputas com frescobol, futevôlei, caiaque e stand-up.

Toda programação foi discutida entre os secretários das respectivas pastas: Franco Fiorot, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, Ivan Salvador e Coronel Jones Mattos, diretamente com o prefeito Guerino Zanon e seu vice Paulo Joaquim do Nascimento. “Esta é uma data que não pode passar em branco e mesmo com a atual situação econômica, nós podemos comemorar. O nosso secretariado foi convocado a usar a criatividade e promover eventos que possam envolver toda a comunidade, com música, arte e cultura. A Educação vai envolver nossos alunos no resgate do tradicional desfile cívico, o Esporte com eventos esportivos que também vão valorizar os nossos potenciais turísticos e a Agricultura lembrando como tudo começou e do nosso maior potencial econômico, o cacau”, destacou o prefeito Guerino Zanon.