Na moqueca, naquela costelinha de porco, no caldinho de feijão: uma pimentinha sempre cai bem. Quem adora esse tempero vai gostar mais ainda ao saber o quanto ele faz bem à saúde. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e até câncer. E mais: melhora o humor, faz dormir mais e dá uma força para quem quer perder peso.

Um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong, na China, mostrou o poder da pimenta na proteção do coração. “A substância que garante o ardor às pimentas ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, trazendo benefícios ao coração”, diz o médico especialista em Nutrologia, Wesley Schunk.

Na hora de apimentar sua refeição, escolha as que ardem mais. Essas são as que mais fazem bem à saúde, como lembra o médico.

“A pimenta que traz os benefícios relacionados ao coração, câncer e ao emagrecimento deve pertencer ao grupo capsicum. Essas pimentas são os tipos mais interessantes para a saúde. A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo.”

Tipos

Dentro desse grupo estão pimentas como jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu-de-frade.

Claro que mesmo quem é fã da especiaria não pode exagerar, pois, segundo o médico, quando consumida em excesso a pimenta pode trazer problemas na parte digestiva.

Apimente a sua vida

Faz bem ao coração

A substância que garante o ardor às pimentas ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, trazendo benefícios ao coração. Alguns tipos são: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu-de-frade.

Melhora a imunidade

O pimentão e a pimenta são ricos em vitamina A e vitamina C. Duas colheres de chá de pimenta em pó fornecem cerca de 10% da vitamina A e 6% de vitamina C da necessidade diária do organismo. Ela estimula o sistema imunológico e melhora a linha de defesa do corpo.

Baixa a pressão arterial

As vitaminas A e C reforçam as paredes musculares do coração, e o calor da pimenta aumenta o fluxo de sangue por todo o corpo.

Faz perder peso

A capsaicina (componente que confere o ardor) tem um efeito termogênico no corpo que leva ao aumento do metabolismo. Isso resulta em queima de calorias extras e pode levar à perda de peso. Se você está seguindo uma dieta ou sua comida saudável é menos atraente, então você pode apenas polvilhar algumas dessas especiarias.

Previne o diabetes tipo 2

De acordo com um estudo de 2006, houve uma queda considerável nos níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas depois de terem uma refeição picante.

Estimula o humor

Alimentos picantes aumentam a serotonina no cérebro, o que faz você se sentir mais feliz. A serotonina também ajuda a relaxar e se sentir menos estressado.

Reduz a acne

Os alimentos picantes podem ajudar a controlar a acne se consumidos regularmente.

Melhora a qualidade de sono

Estudos mostram que pessoas que consomem pimenta regularmente desfrutam de um sono melhor e mais longo. Mas deve-se evitar comer alimentos picantes no jantar.

 

Matéria Retirada na Íntegra do Portal Gazeta On Line.