Depois de mais de quatro anos, finalmente o Estado vai fazer concurso para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O anúncio será feito em até 30 dias, mas já foi autorizado pelo governador. A Sesp está definindo o número de vagas que serão abertas, de acordo com a disponibilidade financeira do Tesouro Estadual. Para a PM, são pelo menos 200 vagas.

“Os concursos agora são anuais e menores para que o efetivo seja reposto continuamente”, explica o secretário de Segurança, André Garcia, que falou com exclusividade para a coluna. Segundo ele, serão mais quatro meses de preparação para o concurso, que deverá ser aplicado no início de 2018.

A defasagem

E é bom que tenha concurso mesmo, porque na PM, por exemplo, a defasagem do efetivo é grande. Em apenas seis meses neste ano, o número de policiais militares que foram para a reserva remunerada é maior que todo o ano de 2016 ou de 2015.

Os números

Segundo o Boletim Geral da Polícia Militar (BGPM), até 28 de junho deixaram a corporação 286 PMs contra 204 no ano passado e 172 em 2015. O total em dois anos e meio: 662 homens. Pelo ritmo atual, a Associação de Oficiais estima que mais de 500 policiais se aposentem em 2017. O efetivo da PM hoje está em torno de 9,3 mil policiais.

 

Matéria Retirada na Íntegra do Portal Gazeta On Line.