• 06/09/2017
  • 9:33 am
  • Geral - Notícias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Andar na rua com capinhas de celular chamativas pode fazer do dono um alvo de bandidos. Elas são verdadeiros “chamarizes” para os criminosos. É o que diz a Polícia Militar em orientações para moradores e turistas no Espírito Santo. O melhor é optar pelos modelos mais discretos, recomenda a PM.

A orientação faz parte de uma lista com 260 dicas elaboradas pela PM no projeto “Dicas de Segurança”. Elas foram baseadas nas ocorrências atendidas.

Atualmente, as dicas estão sendo direcionadas para os batalhões e companhias independentes da PM. Cada local é responsável pela sua distribuição. Elas também são divulgadas nas redes sociais da corporação.

A 12ª Companhia Independente, de Jardim Camburi, realizou uma ação ontem e distribuiu mil folhetos com orientações. O valor foi custeado por um empresário.

“Capas de celular brilhosas, muito coloridas ou fluorescentes chamam atenção para o aparelho, mesmo a distância e à noite. O bandido escolhe o alvo mais fácil”, destaca o subcomandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), tenente-coronel Antonio Marcos de Souza Reis

DICAS

Outras dicas que chamam a atenção são evitar carregar muitos pacotes para deixar uma das mãos livres e não atrapalhar a locomoção. Ter a chave do portão em mãos para agilizar a entrada no prédio e ensinar a criança o próprio endereço e informações pessoais.

As dicas são divididas em 12 situações: quando a vítima caminha sozinha, está de moto, carro, vai realizar compras, deixar o filho na escola, quando está em grandes eventos, na internet, em sua residência, em condomínios e em imediações de escolas e creches.

A PM agora busca parcerias para ampliar a distribuição dos folhetos de orientação. “Queremos que sejam distribuídas mais folhetos antes do verão para preparar as pessoas. A licitação demoraria 6 meses. A população também pode buscar orientação e agendar palestras no batalhão mais próximo”.

POLÍCIA ACONSELHA

MOTOS

Travas

Além da trava do guidão, existem outros mecanismos que ajudam na segurança: travas, alarmes, sensores, correntes de ancoragem, localizadores e seguros.

Entorno

O motociclista deve estar atento ao entorno; se notar alguém em atitude suspeita, deve se afastar da moto, procurar um local seguro e acionar a Polícia Militar.

CARROS

Conferir

Ao deixar o veículo, confira sempre se o mesmo está travado e se os vidros estão fechados, mesmo em uma parada rápida.

Agilidade

Ao estacionar ou ao entrar no veículo para sair, não fique dentro do veículo para consultar redes sociais, nem faça ou receba ligações. Também não confira bolsas, documentos e não retoque a maquiagem. Saia com o veículo ou do veículo de maneira rápida e atenta.

TRANSPORTES PÚBLICOS

Atenção

Fique atento às pessoas que desembarcam com você e no ponto em que vai saltar. Caso suspeite de algo, procure um local seguro ou não desembarque e peça ajuda

Proteger

Dentro do transporte público, coloque seus objetos pessoais: celulares, carteiras, bolsas, pacotes ou sacolas na frente de seu corpo e proteja com um ou ambos os braços.

ANDANDO NA RUA

Atravesse a rua

Se notar uma aproximação suspeita, acelere o passo, mude de direção ou atravesse a rua, busque um local movimentando em que se sinta seguro e peça ajuda.

Celular

Não atenda ou realize chamadas telefônicas e nem consulte as redes sociais na rua. Se precisar, entre em um estabelecimento comercial ou local onde possa fazer isso com tranquilidade.

CELULAR

Locais públicos

Não deixe o celular sobre a mesa de restaurantes, lanchonetes, bares e similares.

Bolso

Não carregue o celular no bolso de trás ou de forma que fique visível para as pessoas ao seu redor.

Capas

Prefira capas de celular que sejam discretas e pouco chamativas

FILHOS

Ensinar

Ensine a criança o próprio endereço, telefone, nomes dos pais, nomes dos responsáveis, e que procure um policial ou ligue 190, caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada.

Redes sociais

Faça parte das redes sociais de seus filhos e cultive um relacionamento de confiança.

COMPRAS

Cartão

Ao pagar com cartão, não o perca de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora. Não deixe objetos de forma descuidada em carrinhos

Mãos ocupadas

Evite carregar muitos pacotes ou sacolas e ter as duas mãos ocupadas.

INTERNET

Senhas

Cuidado com as senhas. Nunca informe suas senhas a ninguém, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco.

Dados

No momento da aquisição e transmissão de dados sigilosos, confira no rodapé do seu programa de navegação e/ou na barra de endereço o sinal de um cadeado fechado, que indica site seguro.

FESTAS POPULARES

Cartão

Mantenha especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas e orientá-las sobre o que fazer em caso de se perder dos pais ou responsáveis, bem como ensiná-las a discar 190.

Ponto

Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo.

RESIDÊNCIA

Chaves em mãos

Tenha a chave do portão e da porta de casa à mão antes de chegar em frente aos mesmos para evitar abrir bolsas ou mochilas em frente à residência.

Credencial

Serviços que você não solicitou ou consertos e checagem de problemas que você não observou. Sempre examine as credenciais de qualquer funcionário.

CONDOMÍNIOS

Porteiro

O porteiro deve ser treinado e estar ciente das regras de segurança que devem ser seguidas; bem como atento ás entradas e saídas dos portões de acesso de moradores e garagens.

Chamar atenção

Ao chegar ao portão de moradores ou portão da garagem não espere o porteiro perceber sua presença. Chame a atenção dele pelo interfone ou buzina do veículo.

ESCOLAS E CRECHES

Não ficar no carro

Ao esperar o filho sair da escola, evite ficar dentro do carro parado, com as janelas abertas e pisca-alertas ligados.

Evite se distrair usado o telefone celular na rua ou dentro do carro parado enquanto espera seu filho.

Relacionamento

Cultive um relacionamento de confiança com seus filhos, para que ele tenha a liberdade de dizer o que acontece dentro e nas imediações da escola.

 

Matéria Retirada na Íntegra do Portal Gazeta On Line.