Notícias

Conheça a doença que fez Lady Gaga cancelar show no Rock in Rio

  A cantora Lady Gaga, principal atração do primeiro dia de Rock in Rio, anunciou […]

Publicado: Sexta-feira, 15 de setembro de 2017.

 

A cantora Lady Gaga, principal atração do primeiro dia de Rock in Rio, anunciou nesta quinta-feira que não vai mais se apresentar no festival. Na semana passada, no lançamento do documentário “Gaga 5’2”, no Festival de Cinema de Toronto, a cantora já havia antecipado que passaria uma temporada longe dos palcos, para tratamento de uma dor crônica nos quadris, uma condição relacionada à fibromialgia.

De acordo com o reumatologista e professor da Uerj, Geraldo Castelar, a fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores generalizadas, associadas a sintomas como fadiga, distúrbio do sono e intestino irritável: “A fibromialgia é um distúrbio de regulação da dor, que não tem causa conhecida ou tratamento específico. O que entendemos é que os acometidos pela síndrome sentem mais dor que outras pessoas, e que situações de estresse são gatilho para a crise. Por isso, ela é frequentemente associada à ansiedade e depressão.”

Pessoas com instabilidade emocional, explica o médico, tendem a apresentar o quadro com mais frequência. O diagnóstico é clínico, feito a partir da exclusão de outras possíveis causas para a dor generalizada observada por mais de três meses. Ainda segundo Castelar, embora a síndrome não cause debilidades físicas ou deixe sequelas, a fibomilagia provoca limitações na capacidade funcional durante as crises, devido à dor generalizada e intensa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre 2% e 3% da população sofre de fibromilagia, síndrome que ocorre com mais frequência em mulheres com idades entre 30 e 55 anos. Metade dos pacientes acometidos sofrem de depressão.

 

Matéria Retirada na Íntegra do Portal Gazeta On Line.

Comente