O servidor comissionado da Secretaria Estadual de Esportes do Espírito Santo (Sesport) investigado pela Polícia Federal por suspeita de propagar uma pesquisa eleitoral fraudulenta foi exonerado. A publicação está no Diário Oficial desta quinta-feira (15).

A ação foi descoberta através da Operação Voto Livre, que combate a disseminação de notícias falsas, as chamadas ‘fake news’, e foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (14). A operação foi a primeira relacionada às eleições de 2018, e as investigações começaram depois de denúncias feitas pela sociedade.

Em ano eleitoral, apenas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral podem ser divulgadas.

Pesquisa

A pesquisa foi publicada do site capixabao.com e ficou no ar cerca de 45 dias, de acordo com a polícia. Ela apontava o governador Paulo Hartung como favorito ao governo e o deputado Amaro Neto ao senado. A notícia falsa foi publicada na coluna que o servidor escrevia para o site.

Além do servidor público estadual, a pessoa responsável pelo veículo de comunicação em que a pesquisa foi publicada também é alvo de investigação.

“Posição pessoal”

A superintendente de Comunicação do Estado, Andréa Lopes, afirmou que a atitude do servidor foi pessoal.

“Nós apoiamos esse tipo de investigação condenamos qualquer conduta equivocada de servidor público. Nós não compactuamos com esse tipo de postura”, garantiu.

Celulares e computadores foram apreendidos e serão periciados. Os dois suspeitos de propagarem a pesquisa falsa foram intimados, prestaram depoimento e foram liberados. As investigações continuam.

Outro lado

A assessoria do deputado Amaro Neto informou que ele está em Brasília em compromissos políticos e não sabe dos fatos da operação.

O site capixabão.com disse que há cerca de dois meses implantou uma coluna de política com o objetivo de informar o que acontece nos bastidores da política capixaba, e que está surpreso com a acusação. Disse também que procura sempre divulgar informações baseadas em fatos reais e não especulativos.

Fonte: G1 ES