As empresas de telefonia lideram a lista de reclamações realizadas pelos consumidores, no Procon de Vitória. O Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas, que contém a lista de fornecedores mais reclamados na capital, foi divulgado nesta quinta-feira (15).

Elas são encaminhadas ao órgão por consumidores e, automaticamente, registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Além das empresas de telecomunicações, as instituições bancárias, empresas prestadoras de serviços essenciais (água, esgoto e energia) e as grandes lojas de comércio a varejo também aparecem nos primeiros lugares da lista.

As três maiores empresas ou grupos empresariais de telefonia, juntas, ultrapassaram a marca de 86 reclamações.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 12 meses.

Cadastro

O cadastro divulgado pelo Procon de Vitória é relativo ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, onde são apontados os fornecedores e, indicados, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidos pelas empresas.

A divulgação do cadastro visa criar nos consumidores o hábito de analisar quais empresas atendem bem os consumidores e quais não atendem.

Fonte: G1 ES