A construção de um prédio em cima de uma pedra na Praia dos Namorados, em Iriri, Anchieta, é questionada por moradores do balneário. O empreendimento, que possui quatro pavimentos de frente para a praia e mais três pela rua dos fundos, foi liberado pela prefeitura e está regularizado junto aos órgãos ambientais, à Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU) e à Cesan.

A construção começou no ano passado e, desde então, virou alvo de protestos por parte dos moradores.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Helena, Arthur Gualberto, questiona a construção, já que, segundo ele, existe legislação que não permite a construção a menos de 30 metros do mar.

“Além disso, se trata de uma área de restinga, de proteção ambiental, mas, mesmo assim, a obra foi permitida”, diz.

Ele diz que o medo é que Iriri perca seu clima bucólico e “vire uma nova Guarapari”. E completa: “Em Guarapari há praias em que a sombra bate logo depois de uma hora da tarde, e não há como aproveitar o sol. Não podemos chegar a esse ponto”.

Membro e ex-presidente da Liga Ecológica de Iriri (LEI), Élson Gatto concorda com Arthur Gualberto.

Gatto observa que é preciso investir em infraestrutura antes de permitir edifícios desse porte. “Já falta água no verão, por exemplo, quando aumenta o número de turistas. E como fica a mobilidadee a ventilação?”, questiona.

 

Fonte: Jornal A Tribuna