O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, foi palco, nesta terça-feira (20), de um show de solidariedade. Mais de  500 pessoas, a maioria moradores da Região Serrana do Estado, foram ao local para fazer o cadastro e doação doação de medula óssea. A ação foi em favor do pequeno Rafael Belisário, o bebê de um ano e quatro meses que sofre de uma grave doença e que necessita de um doador compatível. O material colhido, no entanto, vai para um banco de dados mundial e pode ajudar a salvar muitas vidas.

Segundo a técnica em Enfermagem do Hemoes, Fabiana Gomes Sales, o número de doadores foi realmente surpreendente. “Trabalho com isso desde 2016 e é a primeira vez que vejo uma comoção tão grande. Normalmente, coletamos 80 amostras por dia. Hoje, já foram mais de 500. Está superando o que esperávamos”, relata.

A oferta de ajuda foi tão grande que a entrega das fichas foi encerrada às 13h45, bem antes do horário previsto, que era 16h. “Nossa meta é vir novamente para a coleta. Temos uma proposta de vir a cada três meses para buscar novos doadores”, relata Fabiana, enfatizando que, quem já tem cadastro de doador de medula não precisa doar novamente, mas deve deixar o cadastro preenchido corretamente no site do Redome.

Mesmo a espera de uma hora e meia para fazer a doação não desanimou Elizene Ramos. A vontade de ajudar o próximo deu ânimo à jovem. “Tenho uma filha especial, e a gente nunca sabe quando vai precisar. Por isso estou aqui, dando minha contribuição”, relata.

Nem mesmo a distância impediu que um grupo de doadores saísse de Conceição do Castelo e fosse ao Polentão oferecer ajuda. “Viemos em seis pessoas, mas há varias pessoas da cidade que vieram oferecer a solidariedade. Nós fizemos isso em apoio ao Rafael. Nos colocamos no lugar da família e decidimos ajudar”, disse a auxiliar contábil Maria da Penha Fátima Ribeiro.

 

Postado por Sandro Bazoni Junior

Fonte: www.noticiacapixaba.com