Notícias

Cachoeiro de Itapemirim terá circuito de turismo rural

  A Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro (Semai) está desenvolvendo um circuito de […]

Publicado: Terça-feira, 15 de janeiro de 2019.

 

A Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro (Semai) está desenvolvendo um circuito de Turismo Rural para o município. Inicialmente, a iniciativa vai contemplar as comunidades rurais de Independência, Bom Jardim, Boa Vista e Alto São Vicente.

 

O trabalho começou com a mobilização de produtores rurais e, nesta semana, técnicos da Semai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visitarão as propriedades para identificar o potencial de cada uma delas e o tipo de empreendimento mais adequado, visando subsidiar o planejamento dos próximos passos.

A equipe que coordena o projeto também já fez visitas técnicas a municípios capixabas que possuem circuitos bem estruturados, como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Marechal Floriano, para se basear nos modelos adotados. Um dos objetivos é criar uma infraestrutura de suporte ao turista, com lanchonetes, pousadas, guias turísticos e transporte.

 

“A nossa proposta é abrangente. Pretendemos agregar aos passeios e atividades de contemplação da natureza a prática de esportes radicais e de aventura, como escalada, rapel, voo livre, tirolesa, caminhadas ecológicas e trilhas, a pé ou de bicicleta, entre inúmeras outras alternativas”, explica o secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Ainda segundo o secretário, os agricultores dos locais que farão parte da rota participam de atividades de capacitação sobre o processo de organização e estrutura do circuito. As ações são desenvolvidas em parceria com o Senar e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Desenvolvimento econômico e social

De acordo com a Semai, o projeto tem como objetivo gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, seus familiares e moradores do campo, a partir da oferta de produtos de origem agrícola e serviços de lazer, aproveitando a riqueza de recursos naturais e as paisagens do interior do município.

 

Melhorias para acesso às comunidades

Outro importante ponto para a efetivação do circuito turístico é a pavimentação da estrada que liga as localidades de Fruteiras Quente a Alto São Vicente. O local receberá serviços de alargamento da estrada, limpeza das margens e colocação de bueiros. O trabalho, que é realizado pelas equipes da Semai, além de contribuir para o escoamento da produção agropecuária, beneficiará diretamente o circuito.

Parte da estrada de acesso às comunidades será pavimentada com Revsol, um coproduto obtido a partir do beneficiamento da escória de aciaria, gerada na transformação de ferro-gusa em aço, que, quando misturado à água e à argila, cria consistência semelhante ao concreto, tornando-se, assim, ideal para o asfaltamento de vias rurais. O material foi doado pela siderúrgica ArcelorMittal Tubarão à prefeitura de Cachoeiro.

 

Postado por Sandro Bazoni Junior

Fonte: www.aquinoticias.com

Comente