• 08/02/2019
  • 7:47 am
  • Geral - Notícias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Em comunicado enviado à imprensa, a Vale informou que a  ação teve início na madrugada desta sexta-feira (8) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.

A mineradora ressaltou que a decisão preventiva aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura e, como medida de segurança, está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior.

O comunicado explica ainda que será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura e que a mineradora está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo.

 

Fonte: Folha Vitória