Notícias

Programa Saúde na Escola amplia ações de prevenção em unidades de ensino da Prefeitura de Linhares

As ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) já foram retomadas no município de […]

Publicado: Quarta-feira, 13 de março de 2019.

As ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) já foram retomadas no município de Linhares. Ontem (11), a equipe de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria Municipal de Educação, articuladoras do programa federal, se reuniram na UAB com representantes das escolas para alinhar as atividades de 2019 e 2020. A iniciativa visa contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Em Linhares, 31 escolas municipais e 3 estaduais foram contempladas com o programa.
A coordenadora da Saúde da Família, Gabriella G. Campo D. Siqueira, disse que o programa existe desde 2017, atende a educação infantil e fundamental, e os temas específicos a serem trabalhados são pontuados entre saúde e gestão escolar. Em março serão abordadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e verificação da situação vacinal dos estudantes.
“A escola é essencial na formação dos cidadãos e promover ações de saúde são estímulos para trabalhar o corpo e a mente, a fornecer conhecimento sobre várias doenças e evitar muita delas, como a dengue, por meio dos cuidados dentro de casa. São várias as temáticas abordadas, seja de orientação ou prevenção, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos alunos e da sua família”, explicou a coordenadora.
Durante o ano, 12 ações devem ser desenvolvidas. São elas: atualização vacinal dos estudantes, com a ida dos profissionais de saúde às escolas; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;  avaliação da saúde bucal e aplicação de flúor;  saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção das violências e dos acidentes;  identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação como a hanseníase, tuberculose, esquistossomose, dentre outras;  prevenção ao uso de álcool tabaco, crack e outras drogas;  realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;  prevenção de DST/Aids e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.
A secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, disse que a parceria entre as secretarias traz importantes benefícios às escolas. “Abordar a saúde na escola é indispensável para melhorar a qualidade de vida dos alunos e isso reflete na comunidade em geral, esse despertar sobre a necessidade de uma vida saudável. Somos gratos a equipe de Saúde da Família pelo empenho nesse projeto”, disse.
O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que as ações do programa contribuem para a formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino. “O programa saúde na escola é voltado para ações de prevenção de doenças e promoção de saúde nas escolas, com um olhar voltado para os estudantes, que atuam como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na escola para as comunidades onde vivem, contribuindo assim para melhorias na qualidade de vida de toda comunidade”, reforça o prefeito.
O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, por decreto presidencial (Decreto 6.286 de 05/12/2007).
Fonte: Prefeitura de Linhares

Comente