Notícias

Programa Mobilizar e Educar de combate à dengue será lançado nesta semana

  Será lançado nesta terça-feira(25), o Programa Mobilizar e Educar: Colatina contra a dengue. Os […]

Publicado: Segunda-feira, 24 de junho de 2019.

 

Será lançado nesta terça-feira(25), o Programa Mobilizar e Educar: Colatina contra a dengue.

Os primeiros bairros a serem atendidos são o Jardim Planalto Moacyr Brotas ,Vista da Serra e Bairro Maria das Graças.

A Prefeitura de Colatina pede que a população  auxilie no combate ao Aedes aegipty, uma vez que a maior parte dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco.

Ou seja, se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir.

A Prefeitura tem problemas de desabastecimento do inseticida Malathion EW, 44% por parte do Governo Federal .O veneno é fornecido para o combater a dengue.

O Ministério da Saúde não está cumprindo a sua parte em nível nacional no fornecimento deste produto . O desabastecimento prejudica intensamente o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Um outro desabastecimento que está prejudicando o combate à doença  é a falta de kits, fornecido pelo Estado, para fazer a sorologia de dengue. Isso trás um prejuízo não somente no combate ao Aedes aegypti , mas em nível financeiro, pois a administração municipal terá que arcar com esse custo.

A Secretaria  Municipal de Saúde, informa que já está a procura nos laboratórios locais deste kit. Com isso, a administração poderá assumir essa responsabilidade para dar o andamento necessário ao combate à dengue.

Fonte: Folha Vitória

Comente