Notícias

Municípios da Grande Vitória têm novos pontos de vacinação contra sarampo. Veja onde se imunizar!

A vacinação contra sarampo acontece devido a circulação do vírus na região Sudeste. A ação […]

Publicado: Sexta-feira, 16 de agosto de 2019.

A vacinação contra sarampo acontece devido a circulação do vírus na região Sudeste. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e terá como foco a atualização da caderneta de vacinação contra o sarampo.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o público-alvo serão pessoas de 1 a 49 anos de idade, conforme o calendário nacional de vacinação. “A vacina nesta ação será disponibilizada para pessoas não vacinadas ou que não possuem o cartão de vacinação e aquelas que estejam com o esquema de vacinação incompleto. São essas as pessoas que devem procurar as unidades de saúde neste sábado”, explicou a coordenadora.

Ela destacou ainda que a ação acontece devido a circulação do vírus na região Sudeste. “Ano passado houve surto da doença na região norte do país. Este ano, temos surto em São Paulo e casos registrados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Essas ações são para evitar a reintrodução do sarampo no Espírito Santo. O objetivo é fazer a prevenção”, destacou.

Na Grande Vitória, às prefeituras intensificaram as ações de vacinação. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a doença. Os postos de saúde contam com horário ampliado de atendimento e vacinação até nos finais de semana.

Veja a lista dos municípios participantes da ação.

Cariacica: Bela Aurora, Bela Vista, Operário, Cariacica Sede, Itaquari, Itapemirim, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco, Jardim América, Porto de Santana, Jardim Botânico e Valparaíso, das 7h30 às 15h30.

Vila Velha: nas unidades de saúde. No sábado (17), vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e no Shopping Vila Velha, das 10 às 21 horas, e nas unidades de saúde de Terra Vermelha e Santa Rita, das 8 às 17 horas.

Serra: nos postos durante a semana. Aos sábados, das 8h às 16h30, em unidades específicas.

Vitória: em todos os 28 postos do município.

Viana: nos postos e na Central Vianense de Medicamentos e Vacinas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

Quem precisa se vacinar?

– crianças de seis meses até um ano de idade (público é mais vulneráveis à doença);
– De 1 a 29 anos a pessoa precisa ter duas doses da vacina;
– De 30 a 49 anos basta apenas uma dose;

Com informações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado.

Fonte/matéria: Folha Vitória

Comente