Falta uma semana para o início do recadastramento biométrico obrigatório em Colatina. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) dará início a mais uma etapa, com previsão de início no próximo dia 11 de setembro, os eleitores de Colatina, deverão comparecer às unidades da Justiça Eleitoral portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições. O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado.

Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

No Espírito Santo, 1.301.797 dos eleitores (47,49%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

 

Fonte/matéria: ESfala