Indignados, moradores de Colatina pretendem manifestar contra o aumento de salário dos vereadores. O encontro será em frente a Câmara Municipal de Colatina, na próxima segunda-feira (25), às 8:00h da manhã.

Os vereadores de Colatina aumentaram os próprios salários em 70% e ainda criaram 13º salário para vereadores, prefeito e vice-prefeito. Com o aumento, o salário do vereador em Colatina será de R$ 7,000.00 reais e o salário do prefeito passará para R$ 12,000.00 reais.

A votação do aumento salarial e a criação do 13º terceiro salário estavam na pauta do dia na Câmara Municipal de Colatina, mas por ser um assunto polêmico não houve uma discussão preliminar no plenário da Casa de Leis. O aumento beneficiou também os secretários do município.

Os vereadores reduziram o número de assessores. Para cada parlamentar houve a redução de duas assessorias. Devido a redução dos assessores, os vereadores alegam uma diminuiçãonos gastos da Câmara. Serão 30 assessores a menos.

As mudanças ocorrerão somente em 2021, na próxima legislatura. O salário do vereador de Colatina não tinha um reajuste há aproximadamente 20 anos.

Os vereadores Charles Luppi e Audreya, votaram contra o aumento de salário e a criação do 13º para vereadores, prefeito e vice.

O Presidente da Câmara Municipal Eliésio Bolzani não votou por determinação do regimento e o vereador Renann Bragatto não estava no plenário. Agora o aumento poderá ser ou não vetado pelo Prefeito de Colatina Sergio Meneguelli. Se a opção for vetar, a Câmara de Vereadores poderá derrubar o veto.

Por Stéfano Kosta