A semana, que começou com névoa na Grande Vitória, deve ser marcada pela chegada de uma frente fria, a partir de quarta-feira (18), no Espírito Santo. De acordo com o Climatempo, pode haver temporais, ventania e alagamentos a partir de quinta-feira (19) no estado.

O Climatempo afirma que a frente fria está localizada na região Sul do país neste início de semana, mas deve avançar em alto mar da costa de São Paulo e se posicionar entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no final da quarta-feira. Com isso, as pancadas de chuva devem atuar com forte intensidade entre os estados.

Na quinta-feira a frente fria deve se posicionar na altura do Espírito Santo e pode haver a formação de muitos núcleos de chuva forte no estado capixaba, além do Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há risco de temporais, chuva volumosa, ventania e raios em todas as regiões. Nos grandes centros urbanos há risco de alagamentos e devido aos acumulados de chuva o risco de transbordamento de córregos e rios fica elevado.

Na sexta-feira (20) o fenômeno perde força em algumas áreas e passa a atuar juntamente com a frente fria em áreas mais restritas, entre o nordeste de Minas Gerais, o estado do Espírito Santo e o sul da Bahia. Nestas áreas há risco de chuva forte e volumosa e raios. 

*As informações são do Climatempo