Um vazamento de grandes proporções de efluentes de minério de ferro atinge o mar na altura de praia mole, na tarde desta sexta-feira (01). Os rejeitos são mineradora Vale, que possui um complexo na região. O Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo foi acionado pela própria empresa e enviou um equipe para o local.

Segundo a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, os rejeitos da mineradora estão sendo lançados ao mar sem tratamento e a situação pode ser agravada por conta da chuva. “Estamos com uma equipe no local para avaliar os danos, mas já consideramos um desastre ambiental. São efluentes muito similares aos presentes no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG)”, informou.

A diretora do Iema também informou que, até o momento, os técnicos trabalham com a possibilidade de que uma falha na dimensão da estrutura teria ocasionado o vazamento. “Nossos técnicos estão verificando também a possibilidade de danos ambientais graves, com grande mortandade da vida marinha na região”, explicou Andreia.

Ainda de acordo com Andreia, não há a dimensão da quantidade de rejeitos que já atingiu o mar. “Nós vamos finalizar o relatório e autuar a empresa, que terá que providenciar os laudos de impacto imediatamente. Após esse processo, tomaremos todas as medidas cabíveis.

A Vale foi acionada pela reportagem mas até o momento ainda não se pronunciou

 

Fonte: Folha Vitória