Em cinco dias, o nível do Rio Doce dobrou em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, e ultrapassou quatro metros de profundidade.

De acordo com a prefeitura, o Rio Doce está com 4,26 metros, vazão de 2.115m3/s e a turbidez 389 NTU, em medição realizada nesta terça-feira (5), pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

Nesta segunda-feira (4), a medição apontava 3,69 metros e turbidez de 517 NTU. Cinco dias antes, em 29 de novembro, o nível registrado era quase a metade, chegando a 1,80 metro e a turbidez em 294 NTU.

No final do mês de setembro, o nível do Rio chegou a zero e a situação de emergência no município por conta da estiagem foi reconhecida pelo Governo Federal.

O acumulado de chuvas nos meses de novembro e dezembro, de acordo com o Sanear, chegou a 133,4 milímetros. Em todo o mês de novembro foram 83,6 milímetros e só nos quatro primeiros dias dezembro foram registrados 49,8 milímetros.

TRANSTORNOS CAUSADOS PELAS CHUVAS

Uma árvore caiu e ocupou boa parte da Rua João Menegati Sobrinho, no bairro São Silvano, na manhã deste sábado (2). Durante a madrugada, próximo ao trevo que dá acesso ao bairro São Vicente, parte de uma caixa de concreto foi parar na pista. Pela manhã, uma equipe da prefeitura retirou o material.

Já no bairro Honório Fraga, na Rua José Lyrio, uma casa ficou cheia de esgoto depois que o bueiro, que fica na calçada da rua, transbordou por causa da chuva. Durante a manhã, a moradora tentava limpar e tirar a sujeira.

O Incaper emitiu um aviso meteorológico especial para o risco de grande volume de chuva em vários trechos do estado entre a noite desta terça-feira (05) e a manhã da quarta-feira (06).

‘GABINETE DA CRISE’

A Prefeitura Municipal de Colatina criou o Gabinete de Crise 24 horas para coordenar campanhas preventivas e informativas para que em caso de acidentes e desastres naturais, o município esteja preparado para atuar com eficiência e rapidez. O órgão vinculado ao Plano Municipal de Contingenciamento de Proteção e Defesa Civil que inclui 16 secretarias municipais, autarquias, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Gazeta On Line