A suposta presença de um tubarão na orla da praia da Guaxindiba, em Conceição da Barra, visto no último sábado (17) por uma dupla de guarda-vidas, ligou o alerta da prefeitura do município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Jalmas Ferreira Greis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi convocada para investigar se a existência do animal na região foi um fato isolado ou se há possibilidade de que a Região Norte do Estado esteja se tornando um novo reduto para os predadores.

“Isso foi um fato inédito em nossas praias. Demos o alerta porque nossa comunidade frequenta a praia, leva crianças. E também tem os turistas. Informamos o ocorrido como uma medida de segurança, de prevenção”, contou o coordenador, que informou ainda a inclusão da orla de Itaúnas no estudo da prefeitura.

Entenda a ocorrência

Por volta das 8 horas da manhã de sábado, dois guarda-vidas chegaram à praia da Guaxindiba para trabalhar, quando avistaram algo no mar. A princípio, os profissionais pensaram que fosse o corpo de uma pessoa, mas se aproximaram e viram que se tratava de um peixe.

Como são filhos de pescadores e estão acostumados às espécies marinhas, não tiveram dúvidas de que se tratava de um tubarão, que possuía mais de três metros de comprimento. Segundo o relato dos guarda-vidas, o animal permaneceu próximo às pedras por alguns minutos, se distanciando posteriormente.

 

Fonte: ES HOJE