Os trabalhos para remoção da pedras que rolaram na BR 259, em Colatina, no último dia 6 de fevereiro, começam a ser realizados nesta quarta-feira (21). Contudo, ainda não há previsão de liberação da pista para tráfego de veículos.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a empresa responsável pela retirada da rocha fará, de início, estudos e avaliações da obra no trecho, já iniciando limpeza e preparo para remoção dos blocos maiores.
O órgão informou ainda que a empresa ganhadora da licitação, que tem valor contratual de aproximadamente R$ 5,9 milhões, foi a AMF Construtora Ltda, sediada no bairro Itapoã, no município de Vila Velha.
Quando for iniciada a liberação da pista, que ainda não tem prazo para acontecer, ela será realizada no sistema pare-siga, com meia pista para veículos leves e de urgência. Os veículos pesados só serão liberados após a empresa concluir pela segurança da liberação.
Sobre a sinalização na localidade, o DNIT afirmou que a AMF Construtora intensificará a densidade de sinalização, suplementando o que já foi inicialmente realizado.
Rolamento
De acordo com o DNIT, o rolamento dos blocos de rocha foi provocado pela ação das chuvas em excesso que atingiu a região de Itapina, em Colatina, no início de fevereiro.
O órgão explicou que a água provocou o carreamento das partículas de solo e rochas de menores proporções que davam sustentação aos blocos maiores, o que ocasionou a queda dos blocos e desestabilizou a encosta, deixando a área com riscos de novos desabamentos e riscos eminentes aos usuários da via.
Matéria Retirada na Íntegra pelo Jornal On Line Folha Vitória