Uma semana depois da inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Eurico Aguiar Salles, em Vitória, as mudanças na localização e no funcionamento dos serviços têm dividido a opinião de usuários.
Apesar dos elogios por quesitos como conforto e espaço das novas instalações, há críticas a sinalização, ponto de ônibus e falta de lojas. Além disso, as aeronaves que chegam à capital seguem pousando na antiga pista, por falta de um equipamento.
Desde sexta-feira (30), os embarques e desembarques passaram a acontecer no novo terminal, localizado na avenida Adalberto Simão Nader. A obra levou 16 anos para ficar pronta desde o seu anúncio e foi inaugurada no dia 29, com apresença do presidente Michel Temer.
As mudanças físicas são expressivas. O saguão e a sala de embarque são maiores, mais espaçosos. A capacidade de atendimento de passageiros e aeronaves também aumentou.
Quem chega ao local pela primeira vez, se surpreende com as diferenças. “Ficou mais funcional para o usuário que precisa com muita frequência viajar. E também na questão do turismo. Vitória merecia esse novo aeroporto”, disse a empresária Bruna Sales, que embarcou para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (4).
Mas, apesar da inauguração, nem tudo está funcionando. A nova pista, por exemplo, que tem 300 metros a mais que a antiga, ainda não está sendo usada para pousos. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), falta a instalação e homologação de um sistema que auxilia a visualização da pista pelo piloto.