A população do Noroeste capixaba contará com mais leitos e serviços de saúde na própria região. O Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina, terá sua capacidade de atendimento ampliada e contará com 153 leitos, sendo 17 de UTI.
Para realizar estas melhorias, foi publicado ontem no Diário Oficial, o edital de convocação pública para parcerias com Organizações Sociais de Saúde (OS) com objetivo de selecionar uma Organização Social para gerenciar o Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina.
O Hospital Estadual Silvio Avidos tem 68 anos e é referência em atendimentos de urgência e emergência para 17 municípios na região Noroeste, e atende uma área com mais de 650 mil habitantes.
“O modelo de Organização Social de Saúde está ajudando o setor público a prestar serviços de saúde com qualidade e eficiência. A OS é regida por lei estadual e por lei federal, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, e atua como gerente no serviço, por meio de parceria, sem fins lucrativos, e fiscalizada pelo setor público.
No Espírito Santo são quatro parceiros na rede estadual: o Hospital Estadual Central, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina; o Hospital São Lucas, com a Pró-Saúde; o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense, e o Hospital Estadual Infantil de Vila Velha, com o Instituto de Gestão e Humanização. Nenhum desses hospitais foi privatizado. É 100% SUS.
Trata-se de gestão em parceria para o bem do usuário. Com as OS, temos agilidade na contratação de serviços e profissionais, na aquisição de equipamentos e insumos, e saímos do engessamento administrativo do setor público direto”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
Com a transformação do modelo de gestão, será possível aumentar o número de atendimentos aos usuários do SUS e o número de leitos; melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação do usuário; e reformar, adequar e ampliar o número de leitos.