O estado do Espírito Santo, o leste e o noroeste de Minas Gerais podem se preparar para a intensificação das áreas de instabilidade nos próximos dias. As condições do tempo estarão favoráveis à formação de nuvens muito carregadas e a situação é de alerta para chuva forte e volumosa.
Nesta quinta-feira (6), o avanço de uma frente fria no mar, na altura do litoral capixaba, já começa a estimular a formação das nuvens de chuva entre o Espírito Santo e Minas Gerais. O sol aparece forte com temperaturas elevadas, mas há previsão de pancadas de chuva com raios durante à tarde e a noite. A chuva desta quinta já pode ser moderada à forte em algumas áreas.
Chuva ganha força a partir de sexta-feira
As condições de chuva tendem a aumentar bastante sobre o Espírito Santo e o Vale do Rio Doce a partir desta sexta-feira (7). As duas regiões voltam a entrar em alerta para temporais e grandes acumulados de chuva.
“A frente fria ainda vai ficar próxima ao litoral norte capixaba e infiltração marítima aumenta, estimulando a formação de nuvens carregadas. Tanto o Espírito Santo, quanto o Vale do Rio Doce, ficam com muita nebulosidade e terão pancadas de chuva desde cedo. Há risco de chuva forte inclusive em Vitória“, afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
Alerta total
“Durante o fim de semana, será observado uma mudança na circulação dos ventos sobre o Sudeste, com a atuação de um cavado meteorológico. Isso deve forçar um aumento e uma intensificação das áreas de instabilidade. O alerta é total para chuva forte e volumosa sobre todo o Espírito Santo, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha e até o norte de Minas Gerais“, avisa Pegorim.
O acumulado de chuva elevado poderá causar problemas, por isso a população dessas áreas deve ficar atenta com a previsão do tempo e seguir as orientações da Defesa Civil de sua localidade.
por: Maria Clara Machado
Fonte: Clima Tempo
Postado Por: Matheus Simor