Na próxima semana o Corpo de Bombeiros Militar do ES promove várias ações e eventos alusivos à Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico.

Em Colatina, o evento de abertura será um Simulado em Alturas na Praça da Catedral na manhã de 1 º de julho. Até o dia 5 de julho estão previstas fiscalização educativa, Solenidade Militar do Dia do Bombeiro, Campanha de Doação de Sangue, palestras de Combate a Incêndio e Confraternização Norte/Noroeste.

Imóveis, principalmente edifícios, onde residem ou trabalham muitas pessoas, precisam contar com um projeto de prevenção e combate a incêndio por questão de segurança. E, se antes em alguns estados brasileiros a prática ainda não era obrigatória, a Lei 13.425 assinada em 2017, pelo presidente Michel Temer, veio para estabelecer diretrizes relacionadas a estabelecimento comerciais, edificações e áreas de reunião de público.

Um projeto de prevenção e combate a incêndio deve estar de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e com as disposições do Corpo de Bombeiros, as quais orientam sobre a localização e outros detalhes de cada componente.

Esses devem ser utilizados, ou não, de acordo com o tamanho e outras particularidades das edificações. São eles:

extintores de incêndio;

mangueiras e esguichos;

abrigos de hidrantes e extintores;

acessórios da casa de bomba;

sistemas de sinalização e iluminação de emergência;

alarme de incêndio e sirenes;

serviços de serralheria;

guarda corpos;

serviços de pintura de pisos e posicionamento de tubulações;

instalações de gás combustível;

proteção contra descargas atmosféricas;

sistema de alarme e detecção de incêndio;

escada pressurizada;

splinker.

Fonte: ESfala