Vida de ciclista não é fácil. Tanto para os esportistas que percorrem quilômetros pelas estradas ou aqueles de cidades que tem sua bicicleta como principal meio de locomoção. São pouquíssimas as cidades no Brasil que têm a infraestrutura ideal para esse meio alternativo de mobilidade urbana, e Colatina não é diferente.
Colatina é uma das cidades com maior número de ciclistas do Estado do Espírito Santo. Constantemente vemos ciclistas participando de grupos, utilizando a bike para ir ao trabalho e todos vivem os mesmos desafios: A falta de consciência no trânsito.
Para quem pensa que o pesadelo do ciclista colatinense é o caminhão e o ônibus, devido ao tamanho destes veículos, está equivocado. Segundo relato de ciclistas, o grande pesadelo nas ruas da cidade e nas estradas, são os carros de passeio, que cometem as maiores atrocidades no trânsito.
Eles sofrem diariamente com um trânsito caótico, e com total falta de infraestrutura. O poder público não criou meios para uma maior locomoção; com isso, com o aumento de bicicletas circulando pela cidade, também aumentam os riscos de acidentes.
Fonte: ESfala