A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e existe a preocupação de que Colatina possa passar por uma epidemia de dengue como aconteceu em 2016. Cálculos feitos pela Secretaria de Saúde em relação às últimas quatro semanas dão conta de que a taxa de incidência da doença chegou a 539,6 a cada 100 mil habitantes no município.
Segundo as informações, somente em 2019, Colatina já registrou 1046 notificações da doença, das quais 10% foram confirmados, totalizando 106 casos. Em 2018 foram registradas 328 notificações e 163 casos confirmados. Até agora não houve nenhuma morte.
De acordo com a Superintendência de Vigilância de Colatina embora preocupante, essa situação era esperada já que a doença é cíclica. É comum ter esse crescimento em um ano, ficar sem durante dois anos e depois voltar a crescer.
A Prefeitura de Colatina tenta contornar o aumento da taxa de incidência da dengue com a realização de mutirões para orientar a população e recolher possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. 20 bairros serão contemplados e as ações que já começaram vão até 9 de julho.
Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido. No entanto, existem diversas dicas que podem turbinar a prevenção da dengue. Veja:
Tome a vacina
A vacina contra dengue foi criada para prevenir a manifestação do vírus. Atualmente apenas uma vacina foi licenciada no Brasil, a desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
Coloque desinfetante nos ralos
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente
Coloque tela nas janelas
Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Fonte: ESfala
Por Stéfano Kosta