Moradores estão sofrendo golpes em regiões de Cachoeiro de Itapemirim. A distribuidora de energia elétrica no estado, EDP, alertou para o registro de casos de cachoeirenses enganados com algumas práticas como criminosos fingindo serem funcionários da concessionária.

Até o momento, foram denunciados dois tipos de golpes. No primeiro, pessoas não autorizadas estão acessando os transformadores e violando os equipamentos. Já o outro relato é de falsos funcionários que estão extorquindo dinheiro de moradores nas suas residências, afirmando que o relógio medidor de consumo está violado e que, se o consumidor não pagar um valor, será multado pela empresa.

Prejuízo

De acordo com a EDP, furtos do tipo podem resultar em vários problemas à população. Nas áreas rurais, por exemplo, as linhas de produções são afetadas e podem trazer grandes prejuízos aos produtores com a queda de produtividade. Nas áreas urbanas, além da falta de energia nas residências e comércios, é possível que até a rede de iluminação pública fique desenergizada, deixando os moradores sujeitos aos assaltos.

Dicas

A orientação da concessionária é que população faça a denúncia para a Polícia Militar, registrando Boletim de Ocorrência, caso fatos como este ocorram. A EDP também ressalta que, em hipótese alguma, os clientes devem pagar por serviços prestados em domicílio. Todos os serviços prestados pela empresa são cobrados na fatura de energia.

A Distribuidora informa que tanto os colaboradores próprios, quanto os prestadores de serviço/terceiros, que atuam em contato com os clientes ou na manutenção da rede elétrica, podem ser identificados por meio do uniforme, com a logomarca da Companhia.

Os profissionais de campo, como os eletricistas, utilizam veículos também padronizados com a marca da empresa fornecedora/terceirizada e da EDP. A frase “A serviço da EDP” é uma das características dos veículos que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços para a Companhia.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os clientes podem entrar em contato pelas Agências de Atendimento presenciais, pelo site, aplicativo EDP Online ou por meio da Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 0707, com ligação gratuita e 24 horas.

Fonte: Folha Vitória

Por Stéfano Kosta