Colatina contará, num futuro próximo, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um serviço que há muitos anos é esperado pelo colatinense e que, em breve, será realidade. A parceria será com o Governo do Estado de Espírito Santo que trouxe essa proposta em reunião com secretários de saúde de diversos município. Colatina terá até o dia 23 de dezembro para aderir o programa, mas a decisão de aderir já está tomada.
Colatina tem uma enorme demanda desse tipo de serviço, uma vez que muitos acidentes ocorrem nas vias da cidade e interior. Atualmente essa função fica a cargo do Resgate do Corpo de Bombeiros, que anda sobrecarregado, uma vez que a Corporação presta atendimento não apenas em Colatina, mas em diversas cidades da região noroeste e norte do Estado.
A Prefeitura Municipal de Colatina não teria condições de custear sozinha os gastos gerados por um serviço que necessita de uma estrutura como a do SAMU. Entretanto, com a parceria do Governo do Estado passou a ter condições para implantá-lo.
A Central do Samu permanecerá em Vitória, mas as cidades que aderirem ao convênio com o Governo do Espírito Santo, como Colatina, terão no município, as ambulâncias equipadas para atender a população bem como seus respectivos profissionais.
A demanda do Município de Colatina é altíssima. Em estudo feito no Hospital Sílvio Avidos 86% das internações estão no setor de traumatologia, e a necessidade de ambulâncias para atender casos em comunidades que não são derivados de traumas também é grande.
Colatina possui atualmente cinco (05) ambulâncias que prestam serviços a sociedade. Mais quatro (04) ambulâncias procedentes de emendas parlamentares estarão a serviço da Secretaria de Saúde do Município de Colatina em breve. Três já estão no município em processo de emplacamento e outra de maior tamanho em breve, estará a serviço da população colatinense.
O Samu é um desejo antigo dos moradores de Colatina, pois a população sente a necessidade de ter um serviço como este no seu dia a dia.
Fonte: ES Fala