Cidades capixabas podem voltar a ter restrições de atividades com suspensão de aulas presenciais em escolas, funcionamento em horários especiais para shoppings, restaurantes e comércios de rua, além do fechamento de bares a partir das próximas semanas.

Isso pode ocorrer caso os municípios que, hoje, estão no grupo de risco baixo para a transmissão do novo coronavírus migrem para a classificação de risco moderado. O alerta para essa possibilidade foi dado pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na internet, na quarta-feira (4).

“Entrando no risco moderado, voltaríamos a ter restrições de algumas atividades sociais e econômicas, em especial, no período noturno e no fim de semana”, informou o secretário no pronunciamento.

No atual mapa de risco do Estado, apenas a cidade de Ecoporanga, no extremo Norte capixaba, está classificada como risco moderado. Os outros 77 municípios do Espírito Santo estão no grupo de risco baixo, indicado pela cor verde. Esse mapa tem validade até o domingo (8). O novo deve ser apresentado nesta sexta-feira (6), mas só entra em vigor na segunda (9).

Em entrevista a reportagem de A Tribuna, nesta quinta (5), Fernandes explicou um pouco sobre o que pode acontecer nas cidades caso elas voltem para o risco moderado. “Escolas não funcionam em risco moderado, isso está pacificado. Pela regra atual, elas só abrem no risco baixo. Sobre as regras, a princípio elas não serão revistas”, explicou ele.

Dessa maneira, cinemas e bares não poderão funcionar naquelas cidades que migrarem para o risco moderado. Esses estabelecimentos só podem abrir em municípios do grupo de risco baixo.

As medidas são tomadas na sala de situação, que também tem participação da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A titular da pasta, Lenise Loureiro, destacou que cerimoniais, espaços infantis, circos, parques de diversões e teatros voltam a ficar fechados nessas cidades com ameaça moderada de contaminação pelo vírus.

No caso dos shoppings, restaurantes e comércio de rua, o funcionamento é permitido, mas com horários restritos, com abertura de segunda a sábado em horários determinados. No domingo, não podem abrir as portas.

Para as igrejas, volta a ter as recomendações para que os cultos, missas e celebrações voltem a ser realizadas de forma virtual.

Já para o serviço público e privado, há a recomendação de que o trabalho dos funcionários seja feito de forma remota.

FONTE: TRIBUNA ONLINE